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Os Termos e Condições de Reservas Online abaixo são aplicáveis a partir de 20 de Fevereiro de 2018.

Pedimos-lhe que leia os nossos Termos e Condições de Reservas Online, bem como os nossos Termos Gerais de Aluguer, pois ser-lhe-á requerido que confirme que os leu e compreendeu antes de a sua reserva ser confirmada.

 

 

RESERVAS ONLINE – no site www.onerent.pt

Os alugueres da One Rent proporcionado via website, e provido pela sociedade One Rent Lda. com sede social na Av. Barros e Soares, 639 4715-213 Braga, regem-se pelos seguintes termos no que diz respeito a pagamentos:

1) A requisição de viatura de aluguer utiliza o método (Pendente / On request)de disponibilidades i.e. só após dupla confirmação é que se solicita pagamento ao cliente via email com respetivas instruções.

2) Aquando da confirmação de reserva será solicitada a liquidação mínima de 10% do montante do aluguer ; este valor não é reembolsável.

3) O cliente poderá optar por pagar o restante valor do aluguer nesse momento ou no ato de levantamento do veículo.

4) Até 24 horas antes do início do aluguer, no website ou por email, pode cancelar-se reserva sem custos; pagamentos efetuados, serão devolvidos (até ±15 dias depois) exceto os 10% do valor do aluguer referido na alínea 2).

5) Se cliente não comparecer para o levantamento da viatura no dia e hora marcada (retém-se veículo durante 24h), a One Rent reserva-se no direito de cobrar adicionalmente o valor de 1 dia desse aluguer.

 

 

TERMOS E CONDIÇÕES DO ALUGUER

I – DAS CONDIÇÕES EM GERAL

 

Requisitos do aluguer automóvel

– Ter carta de condução válida de veículos ligeiros há, pelo menos, 1 ano

– Ter no mínimo 25 anos de idade (salvo condicionalmente aceite pela One Rent e sujeito a extra suplementar) Nota: em veículos superiores a idade mínima poderá ir aos 30 anos e a carta de condução 3 anos).

– Condutores adicional – apenas estão autorizados a conduzir o veículo, os condutores mencionados no contrato – deverão cumprir os mesmos requisitos acima referidos e deverá ser solicitado a sua inclusão no contrato de aluguer, estando sujeito a uma taxa por cada condutor adicional até um máximo usual de três (condutor principal e dois adicionais).

– Ser detentor de um cartão de crédito para a caução da viatura, na qual poderá ser igual ou superior ao valor da Franquia; (ver tabela de extras e franquias)

 

Atribuição de Veículo

As viaturas existentes na Frota são de diferentes marcas e modelos, dividem-se em tipo de viaturas designado por categorias / segmentos – Económicos, Intermédio, Superiores, Comerciais Cargo, etc. – que por sua vez subdividem-se em grupos – A, B, C,…

O cliente requisita o grupo automóvel pretendido e, com confirmação de disponibilidade no local pretendido, recebe a viatura que estiver disponível dentro do pedido (não será garantido o modelo da viatura, apenas segmento e grupos)

Se houver preferência por modelos específicos (marca, cor, nível de equipamento,…) terá que que ser solicitado previamente para verificar a possibilidade de satisfazer o pedido.

(poderá depender de combustível, transmissão, versão, mas, por exemplo, os modelos seguintes, normalmente constituem um mesmo tipo de automóvel: Hyundai I20, Peugeot 208, Mitsubishi Space Star, Fiat 500) – o cliente receberá o que estiver disponível)

A ONE RENT reserva-se também no direito de não disponibilizar a viatura caso o condutor não apresente condições para condução ou apresente indícios de falta de idoneidade.

 

Inclusões da tarifa

– Está incluído seguro de responsabilidade civil automóvel, cobertura suplementar de danos de colisão (CDW na terminologia internacional),

– Assistência em viagem 24h e certificado internacional de seguro automóvel (saída para o estrangeiro carece de pedido de autorização e pagamento adicional de taxa de saída do país).

– A viatura deve ser levantada e devolvida na mesma estação/loja One Rent. (a devolução numa outra estação diferente da do levantamento, pode estar sujeita a pagamento de taxa adicional).

– Os valores apresentados na reserva incluem IVA à taxa em vigor

 

Franquia e prestação de caução

Franquia é um montante sobre o qual o cliente tem a responsabilidade legal de ressarcimento sobre danos cobertos e não negligentes que possam ocorrer na viatura (ou situações afins p. ex. perda de documentos ou da chave, etc…).

Para o efeito, no ato de levantamento da viatura, é necessário e obrigatório disponibilizar uma garantia em cartão de crédito nos montantes especificados na reserva e de acordo como tipo de viatura.

O cliente deverá ter um plafond disponível de acordo com estipulado na categoria da viatura requisitada. Este valor ficará apenas caucionado, ficando assim “retido” na sua conta até ao final do aluguer. No final do aluguer, e não havendo danos a cobrar, o montante retido será libertado. Se houver danos será então usado para o seu pagamento.

Poderá ser utilizado mais do que do que um cartão de crédito para o valor total da caução desde que os seus detentores estejam presentes aquando do levantamento do veículo pois terá de ser assinada documentação de responsabilização.

Em caso de ausência de cartão de crédito ou de insuficiente plafond, há a possibilidade condicionada de através de acréscimo de um extra diário efetuar o depósito via cartão de débito. Ou também, através de extras opcionais, possibilidade de redução da franquia e/ou aumento das coberturas possibilitando diminuição de pagamentos em caso de danos cobertos e não negligentes.

 

Pagamento de aluguer

O período mínimo de aluguer é de 24h mesmo que a viatura seja utilizada por período inferior.

Consoante o canal de distribuição ou acordos comerciais específicos, a tarifa pode estar condicionada ao tempo de aluguer (maiores durações poderá fazer decrescer a tarifa diária).

O valor diário será o fixado nas características da reserva solicitada. Exceto situações previamente acordadas (concessão de crédito) ou sinalização de reserva (liquidação parcial de 10% do valor total)

O pagamento do aluguer é efetuado aquando do levantamento do automóvel sem prejuízo de, por razões práticas, o cliente desejar fazê-lo antecipadamente.

Será aceite como método de pagamento as seguintes formas: cartão de crédito Visa ou Mastercard (entidades estrangeiras poderão não ter acordo com as nossas entidades bancárias); cartão de débito (MB); dinheiro (apenas para aluguer, não será aceite como caução); cheque apenas visado.

 

Política de combustível

O cliente deverá devolver o veículo com o mesmo nível de combustível com que recebeu o automóvel (Same to Same – de igual para igual). Se assim não acontecer, o cliente deverá pagar à One Rent o valor do combustível em falta.

No caso de viaturas elétricas não é necessário entregar o veículo com o mesmo nível de carga com que se recebeu o automóvel.

 

Circulação do automóvel

As viaturas ONE RENT destinam-se a circular no território de Portugal continental. Eventual saída para o estrangeiro (país: Espanha) está sujeito a prévio pedido de autorização aquando da reserva do veículo e, se concedido, sujeito à cobrança de taxa de saída do país (para manter válido as condições de cobertura suplementar de danos de colisão CDW e a assistência em viagem 24h).

Se durante a utilização da viatura a ONE RENT vier a saber da utilização inadequada da viatura, seja em solo nacional seja em solo estrangeiro, a empresa reserva-se no direito de terminar unilateralmente o aluguer.

 

Extras de aluguer Opcionais:

– Serviço de Via Verde (aluguer de dispositivo Via Verde) sendo requerido cartão de crédito e solicitação do serviço compulsoriamente antes do início do aluguer; valor das portagens dependerão do veículo, autoestradas e distâncias percorridas, a cobrança do valor das portagens poderá demorar até 90 dias. Este serviço tem um custo diário de 2.00€ e num máximo de 10 dias por aluguer (20€), nos termos gerais definidos pela Lei nº 25/2006 de 30 de junho, na sua redação em vigor. – Apenas inclui portagens (parques de estacionamento e outros serviços de mobilidade não incluído)

– Sistema de navegação GPS, (sujeito a disponibilidade e reserva antecipada)

– Dispositivo Wi-Fi, (sujeito a disponibilidade e reserva antecipada)

– Cadeiras de criança (consoante idade/peso a indicar) – (sujeito a disponibilidade e reserva antecipada)

– Coberturas adicionais – QIV (cobertura de vidros), PAI (acidentes pessoais), ACDW (cobertura de pneus, fechaduras e pequenas mossas/riscos), SLDW (super redução de franquia e cobertura de roubo), LC (franquia zero +WDW + ACDW + SLDW).

 

Extras Obrigatórios:

–Taxa de Saída do País – com valor fixo de 120€ (cliente fica obrigado a informar a One Rent de que irá circular fora do território português, sob pena de não ter direito a Assistência em Viagem em caso de avaria ou acidente. Salvaguardamos ainda, que em acaso de avaria ou acidente fora do território português o cliente apenas tem direito à sua deslocação e dos respetivos ocupantes da viatura para Portugal naquele momento, ou à deslocação para o destino programado, nesta última opção já não terá direito a nova deslocação para Portugal.) também não está assegurado nestes casos a atribuição de uma viatura de substituição. Caso o pretenda, terá de se deslocar à One Rent mais próxima para troca de viatura (mediante disponibilidade).

-Taxa fora de horas – Entregas e recolhas de viatura, efetuadas fora do horário de funcionamento da Estação e com agendamento prévio (sujeito a disponibilidade) com uma taxa de 30€ por serviço (entrega e ou recolha)

– Condutor adicional – caso haja mais do que 1 condutor para além do condutor principal (até ao máximo de 3 condutores adicionais) – com um custo adicional de 20€ por condutor e aluguer.

Este extra pode não ser cobrado caso o cliente seja uma Empresa protocolada em que existam vários condutores para a mesma viatura.

– Taxa de jovem condutor – caso o condutor principal ou adicional tem idade igual ou inferior a 25 anos -com um custo adicional de 20€

 

 

II – DAS CONDIÇÕES EM PARTICULAR

 

Cancelamentos de reserva ou de alteração de parte de período de aluguer

 

Cancelamento – Poderá cancelar a Sua reserva gratuitamente caso o faça com pré-aviso à One Rent com 48 horas de antecedência face à hora de recolha. Havendo pagamentos antecipados do aluguer, o montante será devolvido (até ±15 dias depois) exceto, nos casos das reservas efetuadas em www.onerent.pt, dos obrigatórios 10% de sinalização do valor do total do aluguer.

Cancelamento tardio – Se Você cancelar a Sua reserva com pré-aviso à One Rent inferior a 48 horas, poderá ter de pagar um custo até €50 por “Cancelamento tardio”. O montante deste custo não excederá o preço do Seu aluguer, caso este seja inferior. Em caso de reserva pré-paga, o montante pré-pago será reembolsado, sendo deduzido o valor do “Cancelamento tardio”. Em caso de reserva não paga previamente, este valor será deduzido no meio de pagamento que tenha utilizado. Em caso de reserva não paga previamente e na ausência de disponibilização de meios de pagamento, você continuará responsável pelo pagamento do “Cancelamento tardio”.

Não Comparência (“No Show”) – Caso não tenha cancelado a Sua reserva e não compareça na estação para levantar o seu veículo à hora acordada para o efeito ou até ao fecho da Estação, poderá ter que pagar um custo por “Não Comparência” até €85. Caso o preço do aluguer seja inferior ao montante do valor da “Não Comparência”, este custo será igual ao preço do Seu aluguer. Em caso de reserva pré-paga, o montante pré-pago será reembolsado, sendo deduzido o valor da “Não Comparência”. Em caso de reserva não paga previamente, este o custo será deduzido no meio de pagamento que você tenha utilizado. Em caso de reserva não paga antecipadamente e na ausência de disponibilização de meios de pagamento, continuará responsável pelo pagamento do custo por “Não Comparência”, salvo se demonstrar a verificação de um caso de “Força Maior” (tal como definido abaixo.)

Cancelamento por Força Maior – No âmbito desta secção, o cliente não será responsável pelo cancelamento da reserva nem pelo não levantamento do Veículo devido a causa de Força Maior. Considera-se existir causa de Força Maior quando ocorra um evento que você não controla, que não poderia ter previsto com razoabilidade no momento da celebração do contrato e cujos efeitos não podiam ter sido evitados através da adoção de medidas adequadas e que O impedem de cumprir o Contrato de Aluguer.

Por favor, note que as greves, os atrasos ou o cancelamento dos meios de transporte (comboio, avião, etc) não são considerados casos de Força Maior e não o exoneram do pagamento dos custos adicionais por cancelamento tardio ou por não comparência.

Alterações à reserva ou prolongamentos -Antecipações ou prolongamentos do período de aluguer (e respetiva cobrança havendo mais outro período de 24h) carece de pedido de autorização escrito à ONE RENT para, na gestão de frota/reservas, verificar se existe essa disponibilidade.

 

 

Procedimento de entrega e recolha do veículo – verificação de danos

O cliente deverá devolver a viatura alugada no dia, hora e local estipulado (se assim não for, e ultrapassado 2 horas de tolerância, fica sujeito a possíveis custos adicionais e penalizações)

A viatura deverá ser devolvida nas mesmas condições em que foi entregue (danos, limpeza e combustível)

Caso surjam danos como por ex: mossa/risco na chapa; vidro picado; interiores; bancos manchados/queimados; perda ou inutilização de documentos; perda ou chave danificada; falta de acessórios/material; embraiagem queimada; travões ou discos por má utilização; troca de combustível; jantes e pneus*, etc. – o cliente terá de ressarcir a ONE RENT (valores sujeitos a orçamento).

*Em caso de rebentamento de 1 pneu, o cliente será responsabilizado pelo pagamento e/ou substituição de 2 pneus. Para viaturas até 5000km requer avaliação por parte da One Rent.

Aquando do levantamento e devolução da viatura, será efetuada uma vistoria por um funcionário ONE RENT – na qual o cliente pode e deve acompanhar – para verificar e anotar eventuais danos, está igualmente autorizado a efetuar registo fotográfico caso assim o entenda. Esse procedimento ficará registado com assinatura do funcionário e cliente no documento de contrato de aluguer, para salvaguarda futura.

Quando viatura for devolvida e houver dúvida sobre possível novo dano, esse registo servirá de prova. Não havendo anotação de anterior dano, o cliente deverá ressarcir a ONE RENT.

Danos que ocorram durante o aluguer do cliente também estão sujeitos a custo de imobilização da viatura devido a reparação (resulta em receitas cessantes – veículo fica impossibilitado de ser alugado provocando perda de vendas, i.e., de reservas).

Se por qualquer motivo a viatura for abandonada ou foi devolvida com ausência do cliente, prevalecerá sempre o registo vistoria da ONE RENT ao veículo.

Não obstante a manutenção preventiva e corretiva que se efetua nas viaturas, se por acaso pouco tempo depois sair das instalações da ONE RENT o cliente verificar alguma anomalia de natureza mecânica ou elétrica deverá contactar de imediato a ONE RENT e reportar a situação, onde serão dadas instruções sobre o procedimento a tomar por um funcionário. Caso esta anomalia ocorra em fora do horário de funcionamento da ONE RENT e que seja impedimento de circulação deverá contactar a assistência em viagem 24h) de forma a garantir que o problema não se agrave, podendo mesmo incorrer e ato negligente por parte do condutor.

Se o veículo for devolvido com sujidade imensa, fica sujeito a pagamento de limpeza e lavagem extraordinária até 100 Euros (note-se que antes da entrega da viatura para o início do aluguer faz-se prévia preparação automóvel de verificação técnica sintética e devida higienização – limpeza e lavagem).

 

 

 

Da utilização do veículo

O cliente deverá efetuar uso normal e prudente do veículo e assegurar que o mesmo fica devidamente fechado à chave e em local seguro quando não esteja a ser utilizado.

Deverá colocar o combustível adequado (indicado no contrato de aluguer, nos documentos do veículo, junto do tampão de depósito) e, sobretudo nos alugueres longos (mas não exclusivamente), aferir o nível de água, óleo e adblue.

Eventuais despesas com pequenas reparações diligenciadas pelo cliente – lâmpadas, fusíveis, reposição de óleo, exceto Adblue – com valor superior a 25 Euros carecem de autorização da ONE RENT e, qualquer que seja o valor, só serão reembolsadas mediante apresentação da fatura-recibo comprovativo da aquisição e em nome da ONE RENT, LDA. com o número de contribuinte 507783859

É proibida a utilização dos veículos ONE RENT em provas desportivas (ou treinos) quer estas sejam oficiais ou não.

É proibida a colocação de publicidade nos veículos, sob pena de ser cobrado um polimento geral da viatura.

E, destaque-se, o cliente deve cumprir o Código da Estrada como por exemplo só efetuar transporte de passageiros ou mercadorias em conformidade com a lei ou não conduzir sob influência de álcool, narcóticos ou de qualquer substância que, direta ou indiretamente reduza a sua perceção e capacidade de reação.

Multas p.ex. de velocidade excessiva, portagens por pagar e outras infrações afins são da exclusiva responsabilidade do cliente.

 

 

 

Acidentes – procedimento

Em caso de acidente (dentro ou fora do território português) o cliente deverá efetuar os seguintes procedimentos:

1) Participar à ONE RENT todo e qualquer acidente, furto, roubo ou quaisquer outros sinistros, no prazo máximo de 24 horas;

2) chamar de imediato as autoridades policiais sempre que ocorra a intervenção de terceiros, ou em caso de acidente sem terceiros envolvidos, ou se a viatura ficar impedida de circular; ou em caso de atos de vandalismo ou fenómenos da natureza.

(Este procedimento tem como objetivo apurar ato negligente ou condução sob efeito de álcool ou outras substâncias ilícitas)

3) obter os nomes e endereços das pessoas envolvidas e testemunhas;

4) Não abandonar o veículo sem tomar as medidas adequadas com vista à proteção e salvaguarda do mesmo;

5) Não assumir qualquer responsabilidade da ONE RENT;

6) Fornecer à ONE RENT a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) incluindo auto de acidente levantado pelas autoridades policiais. Em caso de vandalismo, furto ou roubo do veículo, é imprescindível a apresentação de prova documental da queixa às autoridades policiais, constando o carimbo dessa entidade e a entrega da chave da viatura.

 

 

 

Coberturas e seguro

O cliente e/ou condutor autorizado, durante o período de aluguer contratado, participa numa apólice de seguro de responsabilidade civil de acordo com as disposições legais do país que cobre o risco de danos pessoais ou materiais causados a terceiros.

Cada grupo automóvel tem uma franquia de seguro, cujo montante difere de grupo de viatura.

O cliente é responsável em caso de danos pelo pagamento dos mesmos até ao valor máximo da franquia. Se os danos ultrapassarem a franquia e não estiverem cobertos ou forem por negligência, o cliente é responsável pela totalidade do dano ocorrido no automóvel.

(note-se que franquia não é o mesmo que caução; a primeira é uma responsabilidade legal, a segunda é uma garantia real – prestada normalmente através de um depósito via cartão de crédito – que é solicitada para assegurar o cumprimento das responsabilidades do cliente)

No período de aluguer contratado também está incluído a cobertura:

1) CDW Collision Damage Waiver – abrange os danos próprios causados na viatura em caso de acidente por choque, colisão e capotamento, estando o cliente sujeito ao pagamento de uma franquia variável em função do tipo de veículo.

O cliente pode optar também por solicitar as seguintes coberturas adicionais:

2) SLDW Super Loss Damage Waiver – super redução de franquia para 10% do montante normal (chamado de franquia reduzida) e que depende do grupo automóvel (inclui TW – abrange o furto e/ou perda da viatura);

3) ACDW Additional Collision Damage Waiver – proteção até ao valor de franquia reduzida que cobre pequenos danos/ riscos, fechaduras e pneus em utilização normal do veículo.

4) PAI Personal Accident Insurance – abrange acidentes pessoais, com montantes máximos de 1500 Euros no caso de doença ou internamento e de 15000 Euros no caso de morte ou invalidez;

5) QIV – cobertura de danos em vidros (incluindo quebra).

6) LC Large Cover – franquia zero com benefícios das coberturas SLDW, ACDW e SLDW.

Com os extras SLDW ou LC há a possibilidade de redução do valor da caução numa proporção diferente da redução da franquia.

As coberturas acima descritas, mesmo que subscritas ficam sem efeito e responsabiliza o cliente pela totalidade das despesas da reparação e indemnização correspondente ao tempo de paralisação do veículo acidentado, sempre que decorra de: negligência, má utilização do veículo, violação das regras do código da estrada, condução sob influência de álcool ou substâncias psicotrópicas e originados por mau estado das estradas ou caminhos, gerados por lama, alcatrão ou outros materiais empregados na construção de vias, causados intencionalmente pelo cliente e/ou ocupantes.

O seguro e coberturas também não cobre encargos necessários à substituição dos pneus danificados fora do âmbito do seu uso normal ou decorrente de furos acidentais, embraiagens degradadas, sistema de travagem danificado, danos nas jantes, ferramentas, interiores e danos na parte superior e inferior do veículo (caso não haja colisão).

A ONE RENT reserva-se também no direito de não disponibilizar as referidas coberturas suplementares.

 

 

 

Informação suplementar

Os preços, salvo indicação em contrário, incluem IVA Imposto sobre o Valor Acrescentado à taxa legal em vigor.

Em caso de dificuldade de cobrança de alugueres, o cliente é responsável por todos os custos suportados à ONE RENT emergentes dos pagamentos em dívida. Assim como por todos os impostos e taxas incidentes sobre o aluguer do veículo automóvel ou o montante fixado pela ONE RENT para reembolso desses impostos.

No caso da ONE RENT ser notificada, em consequência de contraordenação ou conduta ilícita praticada pelo cliente/condutor, este obriga-se unicamente para sua identificação a pagar, a título de despesas administrativas, o montante de 20 Euros pela informação prestada àquelas entidades. Em caso de acidente o cliente pagará, a título de despesas administrativas com o respetivo processo, o valor de 50 Euros.

As moradas indicadas no contrato de aluguer convencionam-se como domicílio para qualquer contacto, nomeadamente para efeitos de citações ou notificações. Para efeitos jurídicos o contrato de aluguer assinado constitui-se como documento legal resultante da utilização do veículo.

Em termos de elementos pessoais do cliente, a ONE RENT segue os termos legais do RGPD Regulamento Geral  de Proteção de Dados. (Política de Privacidade)